![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh1fRvgSjVv-Qmnyli860d5xrt9FOMLgB6530lg-HoUizztyPXbqk0xBo4qJdIkPiKlDmpSny_e3_nim8JhtqP0IaNQaJtvIix_6qIwJB4G5nDXG2EVhSegEMS4hzcnp0L14eNrhApW2tLJ/s320/howard_gardner_05162003.jpg)
Biografia
Howard Gardner, nascido em Scranton, Pennsylvania, é um psicólogo cognitivo e educacional norte-americano, ligado à Universidade de Harvard e conhecido em especial pela sua teoria das inteligências múltiplas, que mostra que a inteligência é composta de pelo menos oito competências: lógico-matemática, lingüística, interpessoal, intrapessoal, corporal-cinestésica, musical, espacial e naturalista. Seu livro mais famoso é Frames of Mind, no qual ele delineou a maior parte destas suas dimensões da inteligência.
Escreveu um livro intitulado Changing Minds: The Art and Science of Changing Our Own and Other People´s Minds. Gardner defende que todos temos tendências individuais (áreas de que gostamos e em que somos competentes) e que estas tendências podem ser englobadas em uma das inteligências listadas acima.
Inteligências múltiplas?
Ao estudar a inteligência e os diferentes métodos que se propunha a identificá-la, o psicólogo Howard Gardner topou com um desafio: seria possível que o Q.I (quoeficiente de inteligência) pudesse ser um indicador da capacidade da mente de um indivíduo? Durante muito tempo se afirmou que a inteligência era hereditária e que podia ser medida simplesmente pelo do Q.I. do indivíduo, mas ele provou que esta poderia ser uma teoria superada.
Após anos trabalhando com este conceito e aplicando os mais variados testes para medir o quoeficiente de inteligência, Gardner chegou à conclusão de que existem outros tipos de inteligência e afirma que as mesmas podem ser aprendidas. Segundo a doutora em Educação pela USP (Universidade de São Paulo) Kátia Cristina Stocco Smole, sua idéia surge como alternativa para o conceito de inteligência como uma capacidade inata, única e geral.
referências:www.revistaescola.abril.com.br/.../cientista-inteligencias-multiplas-423312.shtml acessado em :02/08/2009